terça-feira, 13 de setembro de 2011

NAVIOS EM CHAMAS

         Há muito tempo, um grande guerreiro se viu diante de uma circunstancia em que era necessário tomar uma decisão que garantisse a vitória no campo de batalha. Devia lançar seu exército contra um poderoso adversário, que contava com tropas muito mais numerosa. Embarcou seus homens em navios e velejou rumo ao país inimigo.Lá, desembarcou soldados e equipamentos e deu a ordem de queimar os navios em que tinham viajado. Dirigindo-se aos seus homens,antes da primeira batalha, disse:
 - Vocês estão vendo os navios em chamas. Isso significa que só sairemos vivos daqui se vencermos! Agora, não temos escolha. È vencer ou morrer|
          Eles venceram.

Quem quiser ter sucesso em uma empreitada precisa queimar os navios e cortar todas as possibilidades de bater em retirada. Somente assim conseguirá manter esse estado de espirito conhecido como desejo ardente de vencer, essencial ao sucesso.

ACOMPANHE TUDO DE PERTO

  Um granjeiro pediu certa vez a um sábio que o ajudasse a melhorar a produtividade de sua granja, que estava apresentando um baixo rendimento. O sábio escreveu algo em um pedaço de papel, colocou em uma caixa, fechou e entregou ao granjeiro,dizendo:
- Leve esta caixa por todos os lados da granja, tres vezes ao dia, durante um ano.
   Assim fez o granjeiro. Pela manhã, ao ir ao campo segurando a caixa, encontrou um empregado dormindo, quando deveria estar trabalhando. Acordou-o e chamou sua atenção. Ao meio-dia, quando foi ao estábulo, deu com o gado sujo e os cavalos sem alimentação. E à noite, ao ir à cozinha com a caixa, notou que o cozinheiro estava desperdiçando os gêneros alimenticios. A partir daí, todos os dias ao percorrer a granja de um lado para o outro com seu amuleto, encontrava coisas que deveriam ser corrigidas.
                                                Ao final do ano, o granjeiro voltou a se encontrar com o sábio e disse:
- Deixe esta caixa comigo por mais um ano, por favor,. O rendimento da minha granja melhorou desde que estou com este amuleto.
                                                 O sábio riu e, abrindo a caixa disse:
- Pois você pode ter este amuleto pelo resto de sua vida.
                                                  No papel estava escrita a seguinte frase: " Se quer que as coisas melhorem,acompanhe-as de perto".
                                                  Acompanhar as atividades do funcionário é muito importante.
Se você não acompanha, seus subordinados também não acompanharão, e quando ninguém acompanha nada o que impera é a improdutividade. Se  você é  gerente ou diretor e quer que as coisas melhorem na empresa,acompanhe tudo sistematicamente.